Secretaria de Saúde de Viçosa investiga possível surto de diarreia em escola municipal

Mais Lidas

Delegacias regionais de Ponte Nova e Ipatinga passam a contar com Plantão Digital

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) oficializou o Plantão Digital nas Delegacias Regionais em Ponte Nova e Ipatinga, pertencentes ao 12º Departamento de...

Morre aos 62 anos o empresário Anízio Gardingo, de Matipó

Morreu nesta sexta-feira (12), o empresário Francisco Anízio Gardingo, aos 62 anos. Ele era sócio do grupo familiar Gardingo, do ramo da indústria de...

Jogos do Tombense na Série B do Campeonato Brasileiro de 2022 podem acontecer em Muriaé

Com apenas 7.683 habitantes, segundo a estimativa do IBGE de 2021, o município de Tombos terá um representante na divisão de acesso do Campeonato...

Processo Seletivo do IF Sudeste MG oferta 3.900 vagas de cursos técnicos a pós-graduação em dez cidades

Foi aberto o Processo Seletivo do IF Sudeste MG (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais) para ingresso em cursos técnicos pós-técnicos, graduação, pós-graduação...
Advertisement




A Secretaria de Saúde de Viçosa investiga um possível surto de diarreia em alunos e professores de uma escola municipal.

Uma equipe técnica do Setor de Vigilância em Saúde de Viçosa divulgou mais detalhes da investigação na Escola Municipal Almiro Paraíso. Na última terça-feira (23), a Prefeitura emitiu um comunicado para informar a situação. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) também prestou esclarecimentos.

Na quarta-feira (24), a equipe médica realizou 27 atendimentos, sendo 25 em crianças e 2 em funcionários da instituição.

"Os pacientes passaram por exames físicos, ausculta e coleta de dados clínicos, quando foram relatados os sintomas e prescritos os medicamentos para o tratamento", explicou em nota.

Dos pacientes investigados, 4 estudantes e 1 funcionário relataram episódios de diarreia. Além disso, 9 pacientes apresentaram sintomas respiratórios e, por isso, realizaram uma coleta de teste para Covid-19, cujos resultados foram negativos.

Os 27 pacientes receberam potes para coleta de fezes e o material será encaminhado à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para diagnóstico parasitológico.

Entenda o caso
Na última terça-feira (23), a Prefeitura de Viçosa emitiu um comunicado a respeito de um possível surto de diarreia em alunos e servidores da Escola Municipal Almiro Paraíso.

Foram colhidas amostras de água pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que serão encaminhadas para a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova.

"Saliente a secretaria que a água que abastece a escola é de poço artesiano e, como medida emergencial, a diretoria da escola foi orientada a não a utilizar para consumo humano, além de outras orientações promovidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que acompanhará o caso até a fase final", citou a nota de terça-feira.

A Prefeitura ressaltou ainda que será oferecido atendimento médico aos estudantes e profissionais e que será realizada uma investigação epidemiológica, através de exames parasitológicos e, ainda, de detecção da Covid-19. As amostras serão enviadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) para diagnóstico.

Saae presta esclarecimentos
Na quarta-feira (24), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Viçosa esclareceu que o suposto surto de diarreia na Escola Municipal Almiro Paraíso não é da responsabilidade da autarquia que não é a responsável pelo abastecimento de água daquela instituição.

"A direção do Saae informa que todo o sistema de abastecimento de água da cidade, feito por ela, atende, rigorosamente, as exigências da Portaria do Ministério da Saúde de potabilidade da água (Portaria de consolidação GM/MS 005 de 28 de setembro de 2017, alterada pela Portaria GM/MS 888 de 4 de maio de 2021 e pela portaria GM/MS 2.472 de setembro de 2021), estando todos os resultados disponíveis no site: www.saaevicosa.mg.gov.br e, também, nas contas de água distribuídas aos consumidores", informou em nota.

Informações do G1 Zona da Mata

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Brasileiros terão nova Carteira de Identidade Nacional com número único, veja o que muda

Um decreto assinado na última quarta-feira (23/02/2022) pelo Presidente da República, cria um número único de carteira de identidade para todo o país. O...

Em Ponte Nova, pai jogou filha de ponte e pulou no rio Piranga

Um homem de 26 anos agrediu a filha de 6 anos com socos e depois a jogou de uma ponte no rio Piranga, na...

Acidente envolvendo carro e ônibus da Buser em Ewbank da Câmara causa 5 mortes

O acidente aconteceu na BR-040 em Ewbank da Câmara, a colisão ocorreu entre um automóvel e um ônibus de viagem por aplicativo da Buser,...

Operação Rodovida será realizada durante feriados prolongados de Natal e Ano Novo

Com os índices epidemiológicos de Covid-19 em queda, muitas pessoas irão aproveitar o feriado prolongado de Natal e Ano Novo para viajar, o que...

Projeto de Lei que regulamenta transporte por aplicativo em Viçosa é aprovado

A Câmara Municipal de Viçosa aprovou na última reunião ordinário de 2021, na terça-feira (21), o Projeto de Lei que regulamenta o transporte por...