Prefeitura de Manhuaçu pede que população permita entrada de agentes de endemias

Mais Lidas

Jogos do Tombense na Série B do Campeonato Brasileiro de 2022 podem acontecer em Muriaé

Com apenas 7.683 habitantes, segundo a estimativa do IBGE de 2021, o município de Tombos terá um representante na divisão de acesso do Campeonato...

Morre aos 62 anos o empresário Anízio Gardingo, de Matipó

Morreu nesta sexta-feira (12), o empresário Francisco Anízio Gardingo, aos 62 anos. Ele era sócio do grupo familiar Gardingo, do ramo da indústria de...

Casal morreu após carro cair de ponte em Viçosa

Duas pessoas morreram em um acidente em Viçosa na noite deste domingo (14). O veículo que elas estavam, um VW Santana, caiu de uma...

Prefeitura de Ubá divulga Edital de Processo Seletivo para contratação de professores

A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Educação , divulgou o Edital 03/2021 para Processo Seletivo Simplificado -  Cadastro Reserva para...

A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está fazendo um apelo para que os proprietários dos imóveis permita a entrada dos agentes de endemias que fazem o controle de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.

De acordo com o município, os agentes estão com dificuldades para ter acesso ao interior em algumas residências em Manhuaçu. "A recusa por parte do proprietário/morador, os domicílios fechados e os abandonados dificultam e impedem a ação dos agentes na vistoria técnica, colocando em risco a saúde da população", diz a nota.

Na visita domiciliar, os Agentes de Combate às Endemias são responsáveis por identificar as condições favoráveis à existência de focos do mosquito, além de promover ações de educação em saúde junto à comunidade e de informar à população sobre os riscos das doenças.

A nota ressalta que a Lei Federal nº 13.301/2016, autoriza o “ingresso forçado dos agentes nos imóveis públicos e particulares, no caso de situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o acesso de agente público, regularmente designado e identificado, quando se mostre essencial para a contenção das doenças”.

O objetivo da Vigilância em Saúde é reduzir o número de casos e a ocorrência de epidemias, sendo de fundamental importância a realização das atividades de controle, sendo a visita técnica dos Agentes de Combate às Endemias uma ferramenta imprescindível para a eliminação dos focos.

É possível identificar os agentes da Secretaria Municipal da Saúde de Manhuaçu pelos crachás de identificação. Em caso de dúvida é possível pedir a identificação do profissional e entrar em contato com a Vigilância Ambiental pelo telefone (33) 3332 3534, para checar.

Com informações da Prefeitura de Manhuaçu

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias